sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Carburador Opala - Carburador Solex H40 - Solex H40/44EIS

Carburação 40 simples - deve ser composto pelos carburadores Solex H40/44EIS e coletores 1 x 2 para cabeçotes com dupla entrada.


Carburadores Solex H40/44EIS tem corpo simples cada um , porém as admissões são 1x2 , ou seja , carburador simples mas a saída da mistura para o motor , é dupla!Então, o motor deve ser um que tenha a "dupla entrada" para a admissão

O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor a explosão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento é totalmente mecânico.

O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de gasolina da cuba. A borboleta (instalada na base do carburador) que é ligada directamente ao pedal do acelerador dosa a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar. Por esta dosagem, ele determina o número de rotações por minuto.

Componente extinto nos projetos dos carros mais modernos, substituído por uma nova tecnologia que cumpre sua função: a injecção electrónica. O seu uso agora restringe-se a competições, instalado em carros de alto desempenho ou ainda na fabricação de motos, sendo aos poucos substituído pela injecção eletrônica.


Vantagens

  • É um sistema de alimentação mais simples já que o combustivel é "arrastado" pelo ar para dentro do motor.
  • Sua manutenção em raros casos é mais simples, porém para se fazer um serviço correto deve-se usar muito mais ferramentas, calibradores e manuais e tabelas.
  • Por ser um dispositivo simples sua construção é barata comparando-se à sistemas de injeção eletrônica de combustível.
  • Pelo fato de serem sistemas simples os carburadores também são mais leves e compactos em geral que sistemas de injeção eletrônica de combustível. Isto viabiliza seu uso em ferramentas como por exemplo em cortadores de grana, motoserras e pequenos barcos onde o mais importante é o menor peso e preço.



Desvantagens

  • Como não utiliza nenhum sensor o carburador não tem capacidade de se adaptar com perfeição a todas as condições de uso a que é submetido. Devido a isto o carburador nunca conseguirá ter uma eficiência tão boa ou melhor que um sistema moderno de injeção eletrônica.
  • Devido ao princípio de funcionamento do carburador ser o de acelerar o ar para que este arraste o combustível para dentro do motor isto cria um gargalo para o motor. Isto somado ao fato do carburador nunca conseguir a melhor relação ar+combustível faz com que a potência desenvolvida nunca seja a máxima para aquele motor comparando-se a sistemas modernos de injeção de combustível.
  • O carburador não utilizando sensores não é auto-adaptativo. Sendo assim não pode usar diversos tipos de combustíveis como as injeções eletrônicas "flex".
  • Com as regulamentações atuais no que concerne a emissões este dispositivo de formação de mistura não atende mais nenhum valor permitido pelos orgãos regulamentadores.
  • Por se tratarem de sistemas mecânicos os carburadores estão muito mais sujeitos a defeitos que injeções eletrônicas modernas. Qualquer imperfeição no combustível como sujeira em forma de partículas sólidas ou sólidos no ar admitido podem facilmente obstruir um carburador e torná-lo inútil até sua limpeza.









.


Para saber mais sobre os Carburadores do Chevrolet Opala clique aqui.

3 comentários:

paulo roberto disse...

gostei da página. Eu estou com um carburador desse no meu jeep mas estou com problemas, ele está com a mistura ar/gasolina muito ruim e na alta ele falha... eu até fechei a borboleta aí ele fica bom, mas quando está em baixa morre. Se puder me ajudar....

paulo roberto disse...

Ahh ... meu email é paulorpferreira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

tenho no meu jepp carburador weber no motor de opala, nas subidas muito ingrimes o motor falha muito.
Pergunto isso pode ser carburador?
ja troquei por outro weber, mas o problema continua, se pude me ajudar agradeço.
bini

e-mail: bini50@grafica91.com.br