sexta-feira, 2 de abril de 2010

Preparação Motor 151 Opala - Chevrolet 151 pol³ Envenenado

Abaixo uma receita para deixar o Motor 4 Cilindros que equipa os GM Opala mais ageis e aumentar sua potência sem que seja necessário grande gasto financeiro.
Motor 4cc Preparado com 2 Weber 40 a imagem é apenas ilustrativa e não mostra o que será mostrado aqui

Esta dica de preparação do Motor 151 foi retirada do Blog Parachoques Cromados

Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.

O Coletor de Escape, por exemplo, é tão mal projetado que quando expele gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.

Coletor 4x2 Preparação Opala 4 Cilindros

Um coletor 4x2 alivia muito o motor, é como tirar a coleira de um pitbull com fome.

Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado aqui é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. Sem contar que dá outro som no motor.

Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.

Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.

O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata.

Pistão Cabeça Chata Opala 4 cc Motor 151 pol³

Com os Pistões Retos a compressão passa para 9,0:1/9,5:1.

Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Salvo o engano, o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões (mas pode-se retificar o bloco todo) já se ganhou alguns cavalos pro 151.

Segundo passo, não muito importante, mas pode ajudar, é o Polimento dos Dutos de Admissão e Escape, você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.

O Coletor do Opala 4cc não é ruim, bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.

Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação.

Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

Ignição Eeletrônica é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.

Ignição Eletronica Chevrolet Opala 4 Cilindros

A Bobina pode-se usar a do Gol MI. É muito boa e barata. Preço em média $59,00

E caso queira gastar um pouco mais pode-se usar uma MSD. Preço em média $300,00

Bobina MSD Opala 4cc

Os Cabos de Velas e Velas, pode utilizar as normais “NKG”. Nada de especial, cabos de 8.8mm se só encontrar carissimos, use de 8.0mm.

É importante ressaltar quê:

No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim de 0.10 pra 0.20, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.

Bomba de Oleo Opala 4 Cilindros

Depois de tudo isso, é necessário uma Bomba de óleo nova.

Bomba d’água também, se estiver muito ruim , deve se medir a distância das aletas até o corpo da bomba.

Um segredo descoberto há poucos dias, foi substituir a famosa “Gaxeta” por um retentor da Fel-Pro – importado – que não é bem um retentor, é uma borracha que vai no lugar da gaxeta. Este retentor importado evita que o carro fique babando óleo sem parar. O preço é salgado, mas nisso já se ganha uns 2cv, pois as gaxetas travam demais o motor.

Gaxeta Retentor Opala

Outro sistema que ganha 2cv, com certeza, é a Ventilação do Radiador. A inclusão de uma Ventoinha Elétrica dá um ganho “rápido” de potência.

Câmbio e Diferencial não foram trocados nesta receita e mesmo assim houve se um ganho enorme de potência com simples mudanças e que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Epsecializadas.

Este Texto foi retirado do Parachoques Cromados e foi alterado para uma narrativa em terceira pessoa para melhor entendimento. Qualquer duvida em relação aos resultados finais podem ser tiradas clicando aqui.

Outras informações sobre o Motor 151 do Opala podem ser vistas clicando aqui e aqui.

7 comentários:

Anônimo disse...

Putz, perdi meu tempo lendo essa merda!!!

Raphael Saccomani disse...

amigo, vc chuta gastar qnto (em média) pra fazer todas essas alterações que vc descreve?

Anônimo disse...

ola parcero da familha opala gostei da reseita mas onde cosigo o retentor fel.pro e os pistoes de cabeça chata,e qual a medida do pistao. E qual a forma certa de aliviar o virabrequim se poder me ajudar agradeço.nao tem telefone ?

Anônimo disse...

ai cara essas dicas são muito boas melhorei muito o dizenpenho do meucarro sem falar q adcionei cambio NO2 no meu carro e ele ta uma maquina valeu

Anônimo disse...

oi td bm.eu tenho um moto 151 no chevete .força e o q nao falta.gosto do roncado dos motores pesados e potente...valeu

Anônimo disse...

Tudo isso vai sair cerca de uns 6 mangos pra quem gosta vale a pena já dá trabalho pra muito 6zao por ai

Anônimo disse...

A receita é muito boa,mas não tem nada de pouco gasto ai,praticamente tem que fazer o motor,retifica,troca de pistão,polir dutos etc,vai grana sim..